PLASMA RICO EM PLAQUETAS (PRP)
- Resultado: após 15-30 dias
- Aplicação: 30 minutos
- Duração: Recomenda-se 4 sessões, com espaçamento de 3-4 semanas
- Anestesia: Não necessita
O PRP é um procedimento não invasivo, onde pequena quantidade de sangue é extraída do antebraço do paciente, e posteriormente centrifugado, de forma a separar o plasma rico em plaquetas do resto do sangue.
O uso do PRP, na maior parte das situações, proporciona uma redução significativa da dor, ativa os processos de reparo e regeneração de tecidos (como em lesões musculares, tendinosas e ligamentares), ou ajuda a diminuir o processo de degeneração associado a condições como osteoartrite.
O tratamento com infiltração de PRP é recomendado para as seguintes condições:
Inicialmente, um enfermeiro realiza a coleta de sangue do paciente que irá receber o tratamento. Após a coleta, o sangue é cuidadosamente processado seguindo um protocolo rigoroso para extrair os fatores de crescimento das plaquetas. Em seguida, o PRP é ativado e aplicado na área lesionada pelo médico, que utiliza técnicas ecoguiadas para assegurar precisão na infiltração. É fundamental tanto a correta preparação do PRP quanto a sua aplicação precisa, guiada por ultrassom, para assegurar a eficácia do tratamento e a segurança do paciente.