Já ouviu falar de estimulação de colagénio? Reconhece algum dos nomes como Sculptra, Ellansé, Radiesse, Lanluma, Morpheus8 ou HIFU? Renda-se ao poder da bioestimulação e fique a saber tudo sobre os principais bioestimuladores – características, indicações e diferenças…
Porque é que a bioestimulação de colagénio é importante?
O colágenio é uma proteína produzida naturalmente pelo nosso organismo, que está presente em vários tecidos (como tendões, ossos, unhas, cabelo) e ajuda na sustentação da pele. Com o passar dos anos e o envelhecimento, o corpo diminui a capacidade natural de produzir colagénio.
Assim, a pele vai perdendo luminosidade, densidade e elasticidade, e fica mais flácida.
A bioestimulação de colagénio é realizada maioritariamente no rosto, mas tem sido cada vez mais utilizada para o tratamento da flacidez cutânea também no corpo (abdómen, braços, entre outras zonas).
Saiba o que vai encontrar aqui:
O que são Bioestimuladores de Colagénio injetáveis?
Os bioestimuladores injetáveis de colagénio são substâncias que, tal como o próprio nome indica, vão estimular a produção de colagénio pelo nosso organismo.
Isso acontece porque o produto aplicado provoca uma ação inflamatória controlada, à qual o organismo responde com uma estimulação dos fibroblastos, que são as células que produzem as fibras de colagénio.
Mais colagénio na pele significa uma pele mais firme e menos flácida. Além disso, alguns dos produtos disponíveis no mercado podem também repor algum volume.
Quais são os bioestimuladores injetáveis de colagénio disponíveis?
Bioestimuladores de colagénio através de aparatologia
A bioestimulação de colagénio pode ser feita através de aparatologia e têm como objetivo promover a reestruturação das fibras de colagénio, conferindo maior firmeza à pele. Podemos utilizar duas tecnologias diferentes: ultrassom microfocado de alta intensidade e a radiofrequência fracionada.
Quais as aparatologias disponíveis para Bioestimulação de Colagénio?
– HIFU (Ultrassom Microfocado de Alta Intensidade) – é um tratamento não invasivo que promove um efeito lifting facial.
Atua na derme superficial, profunda e no sistema aponeurótico superficial (SMAS), provocando pontos de coagulação térmica. Sem causar danos superficiais, vai causar a desnaturação, contração e estimulação de novas fibras de colagénio nas diversas camadas.
– MORPHEUS 8 (Radiofrequência Fracionada) – é uma radiofrequência invasiva e microagulhada, que penetra na pele através de pequenas agulhas, libertando energia, calor e causando microlesões.
Esta energia e microlesões vão criar uma remodelação adiposa subdérmica, por meio da coagulação da gordura e contração do tecido conjuntivo, culminando na restruturação das fibras de colagénio já existentes e estimulando novo colagénio. Para além de melhor o tónus da pele também melhora a textura da pele (em casos de cicatrizes de acne, poros dilatados).
Quais são as vantagens dos bioestimuladores de colagénio?
Entre outras, algumas das vantagens mais imediatas são:
• Melhoria da flacidez cutânea
• Correção de pequenas rugas
• Rejuvenescimento facial
• Inversão dos sinais de envelhecimento
Os resultados são imediatos?
Não. Tanto na bioestimulação de colagénio injetável ou através de apatarologia os primeiros resultados começam a ser visíveis 30 dias após o procedimento.
O efeito máximo pode ser notório até aos 6 meses.
A aplicação de bioestimuladores de colagénio é dolorosa?
Para a maioria das pessoas os bioestimuladores injetáveis não são dolorosos. Nos dias seguintes ao procedimento pode haver ligeira inflamação e sensibilidade do local ao toque.
Quanto ao HIFU e ao MORPHEUS 8, ambos são ligeiramente dolorosos e necessitam de anestesia tópica prévia. Nos dias seguintes podem apresentar sensibilidade ao toque, edema, rubor e pequenas lesões.
Quantas sessões são necessárias?
Nos diferentes tipos de bioestimulação, o número de sessões depende de cada paciente, da qualidade da pele e da necessidade de reposição de colagénio.
De uma forma geral, peles jovens e bem estruturadas necessitam de 1 ou 2 sessões, e peles mais maduras 3 ou mais sessões.
O intervalo entre sessões deve ser mensal, e depois manutenção anual ou bianual de acordo com a idade e pele.
Mas afinal qual o melhor tratamento para mim?
Não existe um tratamento ou protocolo geral para todas as pessoas. De acordo com as especificidades e particularidades de cada paciente, podem utilizar-se apenas bioestimuladores injetáveis, utilizar-se bioestimuladores injetáveis conjugados com bioestimuladores de aparatologia, ou então até conjugar aparatologias. O protocolo é sempre individualizado e personalizado.
É importante não esquecer que os hábitos de vida, nomeadamente exposição solar, tabagismo, consumo de álcool e comidas processadas, stress e exercício físico, são fatores com um peso importante na qualidade da resposta aos tratamentos e influenciam visivelmente a qualidade da pele.
Se procurar melhorar a sua pele e prevenir o envelhecimento, mas não sabe como, nem por onde começar, agende uma consulta médica e procure a melhor orientação possível.
Agende já a sua consulta de avaliação com os nossos profissionais!
Fale connosco!
Clínica Dra. Ana Sousa
Agende hoje a sua consulta, comece já a tratar de si.
Rua Guilherme Duarte Camarinha, 30
4400-703 Vila Nova de Gaia
Envie-nos uma mensagem
Ver no mapa: Clínica Dra. Ana Sousa.
Outros artigos que podem interessar: